A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem porque os seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de alunos e não existe nenhuma outra alteração (neurológica, sensorial, cognitiva ou motora) que justifique as dificuldades observadas. Ela afeta, principalmente, o processo de alfabetização.
eressados em aprender sobre ela. Inscreva-se aqui!
Sintomas que podem estar presentes:
Na linguagem oral:
- Atraso no desenvolvimento da fala;
- Problemas para formar palavras de forma correta, como trocar a ordem dos sons na palavra (popica / pipoca) ou confundir palavras semelhantes (umidade / humanidade);
- Erros de pronúncia, incluindo trocas, omissões, substituições, adições e misturas de fonemas;
- Dificuldade para nomear letras, números e cores;
- Dificuldade em atividades de aliteração e rima;
- Dificuldade para se expressar de forma clara.
Na leitura:
- Dificuldade em decodificar palavras;
- Erros no reconhecimento de palavras, mesmo das mais frequentes;
- Leitura oral devagar e incorreta. Pouca fluência com inadequações de ritmo e entonação, em relação ao esperado para idade e escolaridade;
- Compreensão de texto prejudicada como consequência da dificuldade para decodificar palavras;
- Vocabulário reduzido.
Na escrita:
- Erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes;
- Omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas;
- Dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para idade e escolaridade.
É importante lembrar que a dislexia geralmente envolve um conjunto de sintomas. A manifestação e intensidade desses sintomas variam em cada pessoa.
Há diferentes graus de dislexia, normalmente descritos com leve, moderada e severa. O grau de dislexia é geralmente categorizado baseado na severidade das dificuldades apresentadas pelo indivíduo.
Tratamento
Equipe multidisciplinar Neuropediatra, Neuropsicólogo, Pedagogo , Psicologo, ,Fonoaudiólogo.
Apoio familiar afeto e compreensão da escola para ajudar o desenvolvimento da criança.
ENTRAR EM CONTATO