Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é uma doença crônica comportamental, fisiológica e cognitiva que ocorre com o uso repetido de determinadas substâncias.

Entre as dependências mais comuns, consideradas psicoativas, estão o álcool, o fumo e a cocaína, por exemplo. Mas há ainda que se considerar indivíduos que se viciam em substâncias farmacológicas.

É por isso que recomendamos que o tratamento psicológico de dependência química deve se feito juntamente com o tratamento médico. O médico trata o organismo alterado e, o psicólogo trata a causa comportamental e emocional.

O abuso é um condicionamento de fuga, ou seja, primeiro a pessoa aprende que quando usa a droga ela se sente bem, leve, desinibido, até se sente mais bonito, e depois de algum tempo passa a usar a droga de forma a evitar as emoções negativas. Isto é a própria fuga, é quando a bebida alcoólica não tem mais função social, ou seja, você não bebe para desfrutar do sabor da bebida, para conversar com os amigos, ela passa a ser uma muleta para as situações onde a pessoa acredita que precisa de uma ajuda.

Entre em contato para saber mais sobre a Terapia com Dependentes Químicos.

Entrar em Contato

Se você procura uma psicóloga em Jaú ou uma clínica de psicologia em Jaú, entre em contato conosco.