O TDAH é o transtorno comportamental mais comum e a segunda doença crônica mais prevalente na infância, sendo necessário acompanhamento multidisciplinar e garantir seguimento desses pacientes na adolescência e na fase adulta pelos riscos de persistência do transtorno e de evoluir com outros problemas de saúde mental.
Diagnóstico
Seu diagnóstico atual é feito pelos critérios do DSM-5 com o uso de escalas preenchidas responsáveis e pela escola. Diante da suspeita de TDAH, é importante avaliar, na anamnese, a história da doença atual, pré-natal (uso de álcool ou tabagismo na gestação são fatores de risco), perinatal, do desenvolvimento (incluindo o desempenho escolar), pregressa (trauma cranioencefálico e exposição a chumbo) e familiar (principalmente de TDAH e problemas de saúde mental). Também é primordial fazer exame físico detalhado atentando para sinais vitais, exame cardiovascular, dermatológico, neurológico incluindo a avaliação da coordenação motora e desenvolvimento cognitivo.
Tratamento
- Uso de medicação , e de uma equipe multidisciplinar Médico , Psicologo , Fonoaudiólogo , Pedagogo.
- Para tentar facilitar o desenvolvimento da criança precisa ter a comunicação entre a equipe multidisciplinar, as famílias e a escola para favorecer um bom acompanhamento.